Imprensa

Expo Construções bate recorde de público e se consolida como principal feira do setor

Publicada em 16/08/2019 - 15:58


Com um público recorde de 6.144 visitantes, a quarta edição da Expo Construções – Feira da Construção do Espírito Santo se consolida como uma das mais importantes feiras do segmento. A data da próxima edição está confirmada para acontecer entre os dias 04 e 06 de agosto de 2020.

O evento reuniu mais de 90 marcas fornecedoras de produtos e serviços diversos para o setor, incluindo cimento, plástico, tintas, gás encanado, móveis e rochas ornamentais.

“Sabemos que o setor movimenta uma ampla cadeia de fornecedores e que essas empresas têm um forte peso na economia, seja gerando renda ou criando empregos. Acreditamos que a feira veio para ficar e que tem grande potencial para se expandir”, ressaltou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), Paulo Alexandre Baraona.

Construções inteligentes

Dentre as novidades apresentadas pelos expositores na Expo Construções estão os empreendimentos cada vez mais inteligentes. A Kokar, por exemplo, exibiu a sua solução de automação residencial, considerada de fácil instalação, configuração e utilização.

De acordo com os gestores da empresa, a solução pode ser instalada em poucas horas, de uma forma limpa, totalmente livre de obras e sem fios. “É possível controlar toda casa pelo celular, de qualquer lugar do mundo, desde iluminação, ar condicionado, home theater, televisões até cortinas elétricas e irrigação de jardim.”, ressalta Renan Santana, CEO da Kokar. A Casa Inteligente teve apoio das empresas Naturalmente, WL Prime, Móveis Conquista, Kouzina, Biancogres, Metalosa e Drytech Soluções.

Na feira também um grupo de empresas - Metalosa, Mares Soluções, Prontocon Aser DryWall e Drytech - construiu uma casa de 30 metros quadrados em três dias com o intuito de demonstrar um novo modelo de construção seca, que tem se mostrado uma saída para vários problemas, especialmente por seus modelos sustentáveis, compactos e de rápida construção.

“A maior parte da construção é feita dentro da indústria e, durante a feira, o trabalho será montar como se fosse um Lego. Utilizaremos novas tecnologias em materiais pré-fabricados como o steel frame para a estrutura da casa e o drywall para as divisões internas”, explica Lúcio Dalla Bernardina, diretor da empresa capixaba Metalosa, que irá fornecer toda a estrutura em aço que é fabricada pela empresa e os demais produtos que complementam a linha do sistema construtivo.

Qualicon 2019

Evento técnico voltado à inovação e tecnologia, a palestra de encerramento da Qualicon 2019 mostrou que o futuro já está acontecendo no dia a dia da construção civil.

Luis Gustavo Delmont, gerente de políticas para inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou a plataforma digital “Construção 2030”, que foi desenvolvida pelo Senai e funciona como uma ferramenta interativa de visualização do que está por vir no setor de construção no mundo e no Brasil.

A nova plataforma digital combina as transformações nas necessidades e nas demandas das pessoas com as soluções apresentadas para essas questões. Esse casamento deixa claro que os sinais de tecnologias inovadoras hoje apontam para uma visão da tecnologia no futuro. Um exemplo: se os indivíduos estão vivendo mais, há mais pessoas morando sozinhas; e os filhos deixam cada vez mais tarde a casa dos pais, o que deixa evidente que a forma de morar das próximas gerações será diferente.

Esta caminhada para o que ele chama de Construção 5.0 já está em curso. Há tecnologia disponível, por exemplo, para se pensar em um modelo batizado de “loja de casa” – espécie de concessionária para imóveis onde será possível comprar uma residência inteira e instalar em qualquer lugar. Técnicas de construção modular e de automação e robótica tornam cada vez mais concreta essas possibilidades. “A plataforma é apenas o começo. Precisamos olhar todos juntos e construir o futuro a partir de agora”, comenta Luiz Gustavo.

O diretor de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-ES, Rodrigo Gimenes, que coordenou o evento, reforçou que a Qualicon é uma oportunidade única que os profissionais do setor, engenheiros, arquitetos e, também, empresários e estudantes têm de ouvir especialistas nacionais apresentarem temas e cases de destaque no Brasil. “Foram dois dias de muito conhecimento”, conclui Rodrigo.

A Expo Construções 2019 é uma promoção do Sinduscon-ES, realização da Milanez & Milaneze - empresa do Grupo VeronaFiere, correalização do Sebrae ES, patrocínio da ArcelorMittal, e conta com apoio da Findes através da Câmara Setorial da Indústria de Materiais de Construção.