Imprensa

Construções mais inteligentes e sustentáveis em destaque na Expo Construções 2019

Publicada em 22/07/2019 - 13:58


 

A onda de investimentos em sustentabilidade, tecnologia e economia chegou às construções. Ao contrário da realidade de alguns anos atrás, hoje para construir uma casa muita gente prioriza itens como praticidade e tecnologia no projeto. E as novidades para empreendimentos cada vez mais inteligentes estarão em destaque entre os próximos dias 06 e 08 de agosto, durante a Expo Construções 2019.

Em sua quarta edição, o evento vai proporcionar uma aproximação entre os compradores e as novas tecnologias. Criadora de uma solução de automação residencial fácil de instalar, configurar e usar, a empresa capixaba Kokar vai exibir em uma casa montada o seu sistema de controle de diversos aparelhos eletrônicos na palma da mão.

De acordo com os gestores da empresa, a solução pode ser instalada em poucas horas, de uma forma limpa, totalmente livre de obras e sem fios. “A Kokar tem a missão de descomplicar a automação residencial. É possível controlar toda casa pelo celular, de qualquer lugar do mundo, desde iluminação, ar condicionado, home theater, televisões até cortinas elétricas e irrigação de jardim.”, ressalta Renan Santana, CEO da Kokar.

Casa em três dias

Construir uma casa de 30 metros quadrados em três dias é a promessa de cinco empresas capixabas – Metalosa, Mares Soluções, Prontocon Aser DryWall e Drytech – que irão participar do projeto durante a Expo Construções. O objetivo é demonstrar um novo modelo de construção seca, que tem se mostrado uma saída para vários problemas, especialmente por seus modelos sustentáveis, compactos e de rápida construção.

“A maior parte da construção é feita dentro da indústria e, durante a feira, o trabalho será montar como se fosse um Lego. Utilizaremos novas tecnologias em materiais pré-fabricados como o steel frame para a estrutura da casa e odrywall para as divisões internas”, explica Lúcio Dalla Bernardina, diretor da empresa capixaba Metalosa, que irá fornecer toda a estrutura em aço que é fabricada pela empresa e os demais produtos que complementam a linha do sistema construtivo.

Pioneiro da tecnologia no Espírito Santo e um dos primeiros a difundi-la também no Brasil, Robson Destefani, diretor da Mares Soluções e da Prontocon, conta que já vem difundindo a tecnologia do sistema steel frame no Estado, onde já foram construídas casas em condomínios residenciais, igrejas, além de portais e portarias de empreendimentos.  

A feira

A Expo Construções 2019 será realizada entre os dias 06 e 08 de agosto e é uma promoção do Sinduscon-ES, realização da Milanez & Milaneze - empresa do Grupo VeronaFiere -, correalização do Sebrae ES e Sesi/Senai ES e patrocínio da ArcelorMittal.